quinta-feira, 28 de maio de 2009

Partido pirata cresce na Suécia depois de julgamento de The Pirate Bay



Partido pirata cresce na Suécia depois de julgamento de The Pirate Bay
Fonte: Geek
O Partido Pirata (Pirat Partiet), partido político sueco que defende a infração de direitos autorais e uma reformulação nas leis online, está ganhando força na Suécia e, em breve, pode garantir um número de postos no Parlamento Europeu.

Segundo o site Digital Trends (http://news.digitaltrends.com/news-article/20021/pirate-party-grows-in-sweden), o grupo político recebeu 8% de apoio em enquetes recentes, o que o colocou como o terceiro maior partido do país.

As propostas do partido são de deixar o cabelo dos defensores de direitos autorais em pé, visando ao compartilhamento gratuito de arquivos, à redução de preços em CDs, à abolição de direitos de patentes e ao fim da proteção DRM.

Christian Engstrom, principal candidato do controverso partido, declarou ao site inglês Times Online (http://technology.timesonline.co.uk/tol/news/tech_and_web/article6342810.ece) que o plano é ganhar força na Suécia, depois na Europa e no mundo. O site inclusive afirma que o Parlamento Europeu, responsável por criar convenções e legislações aos países participantes, entre eles a Suécia, pode em breve receber um número de representantes piratas.

O Pirat Partiet é composto primariamente de jovens e teve um aumento substancial em seus membros depois do julgamento do site pirata The Pirate Bay. No dia seguinte ao veredicto, o partido ganhou novos 14.700 membros, e um mês depois o número de associados aumentou em 215%, chegando a 46.200.

Rick Falkvinge, líder do partido, convocou os europeus a votar nas eleições do Parlamento Europeu, que acontecem entre os dias 4 e 7 de junho, e afirmou que os políticos atuais são analfabetos digitais e os cidadãos precisam de políticos que não se deixem ser intimidados por poderes internacionais.

Mais informações do partido e suas propostas podem ser encontradas no site: http://www.piratpartiet.se/international/english.

Um comentário:

  1. Acho que só assim, as gravadoras vão começar a pensar em baixar os preços ou reduzir um pouco seus lucros, né?
    Mas tb não acho certo ser tudo pirateado, afinal o artista precisa comer rs

    ResponderExcluir