segunda-feira, 25 de maio de 2009

Trabalho Infantil é prejudicial a quem ?


Começei a trabalhar em uma pizzaria do bairro aos onze anos, naquela época (1984) as entregas eram feitas de bicicleta ou a pé, quando eram bem próximas.
Não lembro o quanto recebia por dia, mas lembro que, junto com as caixinhas, no primeiro mês comprei uma bicicleta Brandani Cross, que na época era bem cara.
Além disso comia pizza todos os dias e bastante (um sonho pra qualquer criança).
O dono da pizzaria (falecido Seu Basílio) era um senhor portugês muito correto, nos ensinava muito sobre a vida, não nos deixando enganar por atalhos que a vida oferece.
Antes e em paralelo, fazíamos (eu e minha irmã) bicos de figuração de TV, desfiles de moda e outras coisas relacionadas a este meio, vendi velas em dia de finados, geladinho em porta do show do Balão Mágico.
Jamais me senti explorado, só aprendi com estas experiências e gostaria muito que meus filhos pudessem ter esta opção, se assim quisessem.
Não estou defendendo aqui a exploração de crianças, mas sim que os pais e as próprias crianças possam optar pelo seu presente, pensando, quem sabe, num futuro. Com isto, creio que me tornei um adulto mais informado, mas consciente das minhas responsabilidades e das dos meus governantes
Mas, como é bem característico deles (nossos governantes) e da mentalidade do povão, imbecilizado pela falta de cultura e pelo excesso de bunda e futebol, estamos criando e deixando como opção um país de vagabundos e dependentes de bolsa-família, bolsa-escola, bolsa-pingaiada, bolsa-ladrão-de-bolsa...
Trabalho infantil é prejudicial a quem ???

Um comentário:

  1. Eu comecei a trabalhar com 15 anos. Estudava e trabalhava, recebia meu salário, comecei a ter responsabilidade cedo, aprendi a guardar dinheiro e dar valor a ele, e nunca deixei de brincar!
    Mas no Brasil o reforço é para o vagabundo, por isso damos: bolsa família, leite, seguro desemprego e tudo mais pra galera poder ficar mais tempo sem fazer nada!

    ResponderExcluir